
“Jogando com a língua inglesa, dentro de dois pontos principais cruciais, a doença e a possibilidade de curá-la – A situação atual no Brasil é alarmante. O país vive uma crise de múltiplos sentidos. Neste quadro, a dança é vista como um processo de cura, desde aquele que a testemunha, até aquele que é o meio (medium) dela, o intérprete.
Os movimentos de dança serão inspirados na diáspora africana/brasileira, aquela de onde viemos e aquela da qual fazemos parte, e também no cotidiano brutal das relações operandis no/do Brasil. O processo baseia-se no modus operandi de fazer e pensar a arte, não como uma base hegemônica, mas trazendo à cena o conhecimento do Sul, as raízes e as influências de nossa ancestralidade, nosso poder de resistência e nossa criatividade. Encontrando narrativas que subvertem e propõem outras formas de olhar para o sistema atual de valores e exploração da Terra, como tal (nossas) corpas .
A coreografia não é vista como uma forma de traçar linhas no espaço, mas como uma poderosa ferramenta de mudança.
A performance segue a pesquisa compartilhando três abordagens sobre a temática: exuberância, brutalidade e imensidão. Três características que dizem muito sobre o território e sua contradição.
A cenografia da performance é inspirada na ideia de uma escultura viva – compreendendo uma performance móvel, cujo leitmotiv é criar o espaço performativo enquanto se adapta ao entorno. Portanto, o conceito de escultura viva, onde a ação é feita em constante interconexão com o entorno, deformável e adaptável – instalando o espaço de arte “per se” , dando margem a efemeridade e o poder da permanência da presença. Material como caixas de papelão são utilizados não só porque são (existentes, reusados, retirados do lixo que para alguns é casa, cama, abrigo) para incrementar a pesquisa de cenário/escultura, ligando-se à projeção de vídeo para ampliar o alcance da paisagem/movimento/iconografias de tempos passados e futuros, assim como se faz presente no hoje da gente. A imagem se desdobra para resultar imagem mas também contexto e texto e manifesto assim como corpxs.” – Tizo All
Ficha técnica e artística:
Entidade programadora: Largo Residências
Autoria: Tizo All, Miguel Osório , Lea Arafah e Davi Roque
“Playing with the English language, within two crucial main points, the disease and the possibility of healing it – The current situation in Brazil is alarming. The country is living a crisis in multiple senses. In this framework, dance is seen as a healing process, from the one who witnesses it, to the one who is its medium, the performer.
The dance movements will be inspired by the African/Brazilian diaspora, the one we come from and the one we are part of, as well as by the brutal daily life of the operandi relations in/of Brazil. The process is based on the modus operandi of making and thinking art, not as a hegemonic base, but bringing to the scene the knowledge of the South, the roots and influences of our ancestry, our power of resistance and our creativity. Finding narratives that subvert and propose other ways of looking at the current system of values and exploitation of the Earth, such as (our) bodies .
Choreography is not seen as a way to draw lines in space, but as a powerful tool for change.
The performance follows the research by sharing three approaches on the theme: exuberance, brutality and immensity. Three characteristics that say a lot about territory and its contradiction.
The scenography of the performance is inspired by the idea of a living sculpture – comprising a mobile performance, whose leitmotiv is to create the performative space while adapting to the surroundings. Therefore the concept of living sculpture, where the action is made in constant interconnection with the surroundings, deformable and adaptable – installing the art space “per se”, giving rise to ephemerality and the lingering power of presence. Materials such as cardboard boxes are used not only because they are (existing, reused, taken from the rubbish that for some is home, bed, shelter) to increase the research of scenery/sculpture, connecting to the video projection to expand the scope of landscape/movement/iconographies of past and future times, as well as being present in people’s today. The image unfolds to result in image but also in context and text and manifesto as well as bodies.” – Tizo All
Artistic and technical credits:
Organising entity: Largo Residências
Authors: Tizo All, Miguel Osório, Lea Arafah e/and Davi Roque